The interview Thiago found

! Read it its cute!
http://www.terra.com.br/istoegente/edicoes/413/artigo56588-1.htm
ill post the portugese then slowly post a (bad) translation. anyone portugese please correct what i don't understand.
Todas as atenções se voltaram para a noiva que entrou de braços dados com o estilista alemão Karl Lagerfeld ao final do desfile de altacostura da Chanel, realizado em Paris no início de julho. A modelo que atingiu o posto mais cobiçado da apresentação da grife fundada por Coco Chanel é a brasileira Raquel Zimmermann. A gaúcha de 24 anos é a atual queridinha dos estilistas internacionais. Os brasileiros também a adoram, mas não é sempre que conseguem uma brecha na concorrida agenda da top, radicada em Nova York há seis anos. Desde janeiro, Raquel ocupa o posto número dois no site models.com, a mais importante referência da moda que lista as 50 melhores modelos do mundo. Gisele Bündchen não entra no páreo: ela ultrapassou o patamar de modelo e hoje é uma celebridade.
A primeira capa
Mais uma vez o previsível enredo da garota de ascendência germânica do interior do Rio Grande do Sul que se sentia o patinho feio da escola e abandona os estudos para tentar a sorte de modelo se repete. “Naquela época, Shirley Mallmann fazia sucesso e meus colegas insistiam que eu tinha o mesmo perfil”, conta. Raquel se convenceu e, aos 14 anos, pegou um ônibus em Bom Retiro do Sul e desembarcou sozinha em São Paulo.
Trabalhou no Japão, Paris e Nova York, mas considera o verdadeiro início de sua carreira três anos depois, quando foi fotografada pelo americano Steven Meisel para a capa da Vogue Itália. “Quando fui escolhida para o trabalho, as pessoas me falaram que ele era o maior fotógrafo e minha carreira iria mudar.” Passou a abocanhar campanhas como Versace e Dior, sempre no papel de mulherão sensual.
Depois de Meisel, a estilista italiana Miuccia Prada pode ser considerada sua segunda fada-madrinha. Foi justamente em 2004, quando passava por uma fase de poucos trabalhos e quase desistiu da profissão. “Pensei em voltar para o Brasil e estudar. Achei que estava na hora de mudar.” A empatia de Miuccia por Raquel foi imediata. A herdeira da Prada queria aquela menina para abrir o desfile e estrelar sua campanha. O trabalho mais conceitual para a marca italiana provou que a gaúcha poderia ir além da imagem sexy. “Ela é uma modelo bastante flexível, é uma camaleoa”, atesta sua agente Laura Vieira, da Ten Models, que a acompanha há 8 anos. “As pessoas cansam de ver a mesma imagem. Se atriz tem um papel distinto para cada filme, eu quero ter um estilo diferente em cada trabalho”, compara Raquel. Ela tem conseguido. Não é à toa que protagonizou duas vezes consecutivas a campanha da Louis Vuitton.
Flerte com o cinema
Há dois meses, Raquel ganhou dicas preciosas do diretor de cinema David Lynch, de Veludo Azul e Cidade dos Sonhos. Eles passaram um dia juntos para gravar o comercial de um perfume da Gucci e levou de lambuja um elogio. “Muito obrigado pelo ótimo trabalho”, escreveu o cineasta na dedicatória que Raquel ganhou no estúdio. Apesar da experiência inesquecível com Lynch, ela deixa claro que não quer seguir o clichê modelo-atriz. Seus planos póspassarela incluem faculdade de design gráfico ou história da arte. Provavelmente em Nova York, onde criou laços fortes.
É na Big Apple que há cinco anos leva uma vida de casada com o fotógrafo Ruy Sanchez Blanco, chileno criado entre a Áustria e os Estados Unidos. Eles se conheceram em um trabalho, mas as afinidades vão além da moda. “Quando a conheci, fiquei impressionado com a sua doçura, inteligência e curiosidade pelo mundo. Logo depois, as coisas que temos em comum ficaram aparentes como o amor pela música, interesses culturais e a paixão por viajar”, enumera ele.
É difícil acreditar que a top de fala suave e pose de princesa toca guitarra. Mas os acordes de Metallica e Pearl Jam no instrumento que ganhou de aniversário do namorado não passam de uma diversão. “Tocar com o Ruy é uma terapia. Nunca toquei num bar, sou tímida.” Outra surpresa é saber que Raquel já se arriscou como skatista. Sempre com o apoio e a companhia do namorado. Depois de uma ano de manobras e um tombo que lhe trincou a mão, o skate foi aposentado e substituído por cavalgada. Enquanto não tem sua própria criação de cavalos, procura lugares exóticos para praticar o hobby. “Foi incrível andar a cavalo no meio do deserto do Egito, onde estava fotografando.”
Quase Luana Piovani
As viagens a levam para bem longe do Brasil. A grife Animale não conseguiu tê-la em seu desfile no último Fashion Rio. Por questões de agenda, ela só pôde passar rapidamente no País para fotografar a campanha da grife, da qual é modelo exclusiva. Foi durante o rasante em São Paulo para fotografar a coleção de verão da marca que ela conversou com Gente. Visitar a família no Sul também é evento raro. Numa das escassas idas, ela lembra de um diálogo engraçado com uma garota durante um vôo para Porto Alegre.
– Você é a Luana Piovani?
– Não, não sou.
– Mas posso tirar uma foto com você?
– Pode, aí você pode falar para os seus amigos que viu a Luana Piovani.
– Então você é a Luana Piovani!
Raquel contou a cena para o namorado e levou um puxão de orelha.
“Por que você não falou que era Raquel Zimmermann?” A timidez impediu. Dois dias depois, ela foi capa do principal jornal gaúcho e a menina do avião deve ter descoberto que em vez da atriz, tinha conhecido uma das modelos mais requisitadas do mundo.
UMA PARCERIA DE SUCESSO
É quase um casamento, como a cena ao lado sugere. Raquel Zimmermann entrou vestida de noiva e de braços dados na passarela com Karl Lagerfeld, no último desfile da Chanel. Foi uma deferência a uma parceria que rende frutos para os dois lados. A relação vai além do contato entre modelo e estilista. “Conheci a adorável pessoa por trás dos óculos escuros”, afirma a brasileira, que já se hospedou na casa do estilista da Chanel e diretor criativo da Fendi. É na mansão no sul da França que ele recebe os amigos. “Temos uma boa relação e ele está me apoiando muito”, comemora. Sempre que Lagerfeld a solicita para um trabalho, Raquel cancela todos os compromissos. “Ele é sempre minha prioridade.”
É O MOMENTO DELA
OS DESTAQUES DA TOP EM 2007
• Capa da americana V Magazine (julho)
• Capa da revista Francesa Numero (abril)
• Duas vezes na Vogue América
• Rosto do perfume Palazzo, da Fendi, fotografada por Karl Lagerfeld
• Comercial do perfume Gucci by Gucci, dirigido pelo cineasta David Lynch
• Campanha da grife Emmanuel Ungaro
• Segunda campanha consecutiva da Louis Vuitton
• Mais de 50 desfiles na última temporada internacional