Fernanda Tavares está na sua praia. Vestido de renda, um básico na terra onde nasceu (Natal, RN), pés descalços e uma trilha sonora vibrante, que a faz dançar e gargalhar. A tensão que muitas vezes pontua uma sessão de fotos de capa passa longe. Tudo parece uma deliciosa brincadeira para a morena de 1,80 m e 58 kg, uma das top models brasileiras mais bem pagas da atualidade.
Brincalhona ela é -mas, no trabalho, Fernanda é seriíssima. Profissional até a raiz de seus longos cabelos, não vacila nos compromissos profissionais. Nem quando a tentação é imensa: ao receber a confirmação de um trabalho em Los Angeles, desmarcou imediatamente o que seria o show de sua vida -o da banda Pearl Jam, que se apresentou em São Paulo dezembro passado. Tem mais: o programão seria com o namorado, o ator Murilo Rosa. Mas ela não se abalou. "Deixei ele ir sem mim, lógico. Assim, pelo menos tinha alguém lá me representando", diz, mostrando que não é mulher de cultivar frustrações e muito menos ciúmes.
"Acho ciúme uma coisa boba. Nunca fui ciumenta e peço a Deus que nunca me deixe ser." A modelo é cuidadosa ao falar do namorado, também famoso. Diz que seu lado moleque encontrou um par perfeito no ator. Mas não vai além. "Vou dizer uma frase que é do Murilo: quando a gente ama mesmo, a gente cuida, não fala", diz. A verdade é que Fernanda é mesmo cautelosa no que diz. Talvez porque seja difícil para uma megamodelo planejar o dia seguinte. Ou talvez porque, na sua história, muita coisa aconteceu quando ela não estava esperando.
Com 13 anos, a futura top veio para São Paulo participar do primeiro concurso importante. Mesmo sem ganhar nada, chamou a atenção da agência Elite, que a colocou no mercado. O começo foi muito difícil. "Quando você é novata, vê um monte de gente olhando para sua cara nos castings, pouco se lixando para você. E recebe um monte de 'nãos' até cair nas graças de algum produtor ou fotógrafo." Em 1996, já na agência Marilyn, recebeu um convite para ir a Nova York. Mas nada deu certo nos Estados Unidos. No ano seguinte, em Milão, a modelo também passou despercebida.
Fernanda pensava até em desistir quando surgiu uma oportunidade para ir a Paris, em 1998. "Era o último lugar que eu queria ir. As modelos mais experientes diziam que lá era tudo muito difícil. Eu pensava: não é para mim." Mas era: em Paris, Fernanda finalmente aconteceu. Em quatro meses, já estava fotografando com Mario Testino, um ícone entre os fotógrafos de moda. No mesmo ano, a "Vogue" francesa a colocou entre as promessas do ano. Daí para frente, sua carreira deslanchou. Desfilando para grifes como Dolce & Gabanna e Versace, ou fotografando como garota-propaganda da L'Oréal Paris (com a qual tem um contrato até 2007), Fernanda tem hoje um dos cachês mais altos entre as modelos brasileiras.
Em 2004, abriu uma nova frente na sua carreira, aceitando o convite para fazer o "Missão MTV". Em meia hora de programa, ela se propunha a transformar o visual de pessoas comuns. "Não me sentia preparada para fazer um programa de TV, mas topei porque era uma coisa desencanada, como eu. Antes, já tinha recebido convite para fazer cinema, mas não tinha aceitado."
No final do ano passado, decidiu deixar a MTV, para tristeza dos fãs. "Estou triste por parar de apresentar, o programa tem a minha cara." O problema, explica, é que as gravações ocupavam muito de seu tempo. "Mesmo assim, foi ótimo ter acontecido, aprendi muito, conheci um monte de gente." Gostaria de voltar à telinha, mas não sabe quando isso poderá acontecer. "Este ano, vou insistir mais na carreira de modelo. E, se der, realizar um desejo de ano-novo: fazer um curso de fotografia."
FOTOS: FERNANDO LOUZA/STYLING:JULIANO PESSOA E ZUEL FERREIRA PRODUÇÃO:MARCELO CAETANO/CABELO E MAQUIAGEM: CARLOS CARRASCO (BLZ) FERNANDA TAVARES USA VESTIDO DE TRICÔ CORI, BRINCOS CARTIER E COLAR ACERVO PESSOAL